Projeto LUAR |
Levando a Universidade ao Aprendizado Remoto |
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
|
Coordenador: Profa Dra. Liane Tarouco |
Subprojeto: A apropriação do espaço |
Responsável: M.Cristina Biazus |
|
Meta: Qualificar o ensino da Arte. |
Objetivos: Desenvolver Módulos de Ensino para trabalhar com professores de Educação Artística, através de redes telemáticas, visando tratar de questões relacionadas com o ensino da Arte Contemporânea. |
Público Alvo:O projeto deste módulo é direcionado para os professores de Educação Artística, buscando uma interatividade dos mesmos com seus alunos no ambiente informatizado. |
Metodologia:O Curso que estamos propondo será trabalhado em Módulos, não necessariamente com pré-requisitos. Os módulos são relacionados, porém independentes e não sequenciais em conteúdo. |
O ensino da Arte utilizando os meios informatizados tem sido nossa preocupação nos últimos anos, citando como referência principal, nossa dissertação de Mestrado: O Desenvolvimento gráfico-plástico de crianças em interação com o computador, realizada no Lec - Laboratório de Estudos Cognitivos, depto. de Psicologia/UFRGS. |
É de fundamental importância que os envolvidos com o ensino da Arte se apropriem das novas tecnologias da informação e as utilizem na sua prática educativa. Esta tecnologia amplia as possibilidades do EAD, permitindo interação on-line enriquecendo as trocas do ensino não presencial. |
Cada dia mais se observa a importância da imagem nos ambientes informatizados. A interação com a máquina se dá, em muitas instâncias, através de ícones e as homepages, salvo poucas exeções, mostram imagens. |
Justifica-se, portanto, a necessidade de colocar os professores em contato as novas tecnologias da informação para que possam ampliar suas possibilidades e a de seus alunos. como com o aprofundamento de estudos da leitura da imagem digitalizada |
Avaliação:Será feita a Avaliação ao longo de todo o desenvolvimento do Módulo I, abrangendo o processo, conteúdo desenvolvido, e resultado atingido. Haverá Avaliação dos objetivos, e também uma Avaliação do próprio Módulo I. |
|
|
Objetivo dos Módulos I e II: Trabalhar os conceitos relacionados com objeto, instalação e intervenção no espaço urbano, na Arte Contemporânea. |
|
|
Módulo I - Etapas |
- chamamento on-line para participação dos professores;
|
- proposta do primeiro módulo;
|
- adesão ao curso com comprometimento de testagem, uma vez que este Módulo funcionará como piloto;
|
- datas de início e fim deste curso serão de acordo com o cronograma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1996, devido à própria característica do projeto;
|
- desenvolvimento do projeto, discussões em lista com os professores participantes, discussões on-line, tele-conferência e tele-discussão sobre os temas propostos, follow-up do trabalho desenvolvido com as crianças, análise e avaliação dos trabalhos realizados;
|
Avaliação Final do Módulo |
|
|
Proposta para o Módulo II. |
Módulo I - Tópicos |
- O ensino através da imagem numa abordagem contextualizada: pressupostos conceituais envolvidos no ensino da arte dentro deste enfoque;
|
- A noção do espaço em Piaget na criança operatória;
|
- Discutir as obras de alguns artistas brasileiros contemporâneos que trabalham com instalações e interferências: Guto Lacaz, Iolanda Mazzotti, Maurício Bentes, Cildo Meirelles, Lilian Amaral, e outros que forem sugeridos pelos professores ao longo do trabalho;
|
- Conhecer a obra de Christo: os empacotamentos, as interferências no espaço
|
- Desenvolvimento de conceitos de instalação e apropriação dos espaços urbanos: conhecer, explorar outros espaços além do seu próprio, através de interação na Internet, troca de experiências com relação à diferentes espaços; instalação, apropriação do espaço urbano, intervenção no espaço arquitetônico;
|
- Realizar interferências no espaço habitável, relacionado à vivência dos alunos. Estas interferências poderão ser releituras dos trabalhos de Christo, começando com empacotamentos de pequenos volumes até a interferência na escola e no próprio Cumpus.
|
- Trocar experiências e resultados com professores e alunos em outro ambiente para estabelecer relações, semelhanças e diferenças no desenvolvimento dos projetos e nos resultados alcançados;
|
- Avaliação no ensino das artes visuais: textos.
|
|
|
Módulo II - Tópicos |
- O ensino através da imagem numa abordagem contextualizada: pressupostos conceituais envolvidos no ensino da arte dentro deste enfoque;
|
- Trabalhar as questões relacionadas com o objeto na Arte Contemporânea. Trabalhar os conceitos de ready-made, object-trouvé, assemblage, objeto;livro de artista; textos;
|
- Discutir a obra de Marcel Duchamp e sua relação com a contemporaneidade;
|
- Discutir as obras de alguns artistas brasileiros contemporâneos que trabalham com objetos: Guto Lacaz, Iolanda Mazzotti, Farnese de Andrade, e outros que forem sugeridos pelos professores ao longo do trabalho;
|
- Criar objetos relacionados com a vivência dos alunos. Estes objetos poderão ser trabalhados a partir do estudo das obras de Guto Lacaz, Farnese, Iolanda Gollo Mazzotti;
|
- Trocar experiências e resultados com professores e alunos de um outro ambiente para estabelecer relações, semelhanças e diferenças no desenvolvimento dos projetos e nos resultados alcançados;
|
- Avaliação no ensino das artes visuais: textos;
|
- Avaliação Final do Módulo.
|
|
|